segunda-feira, 5 de maio de 2008

Texto Informativo

Medicina



A medicina é a ciência que cuida da saúde do corpo humano. Se trata de um área que trabalha com a manutenção e prevenção de várias doenças, a medicina busca curas e soluções através de estudos, diagnósticos e tratamentos.

Áreas da medicina:
A medicina é subdividida em várias áreas, de acordo com a especialização que o médico teve durante a universidade, entre elas:
- Pediatria, cuida em geral da saúde de crianças numa visão geral.
-Ofatalmologia, é o estudo da área dos olhos das pessoas, em geral, a visão.
-Dermatologia, é o estudo da pele das pessoas, em geral cuida das espinhas, sinal e manchas na pele.
-Cardiologia, é o ramo da medicina que estuda o funcionamento do coração, das veias e artérias, em geral, cuida de todo o sistema cardiovascular.
-Ginecologia, é a área da medicina que estuda a mulher.
-Neurologia, é a ciência que estuda os distúrbios do sistema nervoso central e periférico.
-Ortopedia, é a ciência que estuda a alteração em músculos e ossos, sejam elas de nascença ou durante a vida (acidentes ou conseqüência de má postura).
-Urologia, é o ramo da medicina que estuda o aparelho urinário masculino e feminino, e o aparelho genital masculino.
-Otorrinolaringologia, a ciência que estuda doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.

Evolução da medicina através da terceira revolução industrial:


Através da terceira revolução industrial, ou revolução tecnocientífica, a medicina pode evoluir bastante. Foi descobeto que através das células tronco, por exemplo é possível recompor a região afetada do coração de uma pessoa que sofreu um enfarte, por ela ser a célula mais pura do nosso organiso e ter a capacidade de se transformar em outros tipo de tecidos.

O aperfeiçoamento das cirurgias também foi bastante importante para a evolução da medicina, cirurgias de implantes de órgãos, recuperação de sentidos, como a visão, entre outras, que aumentam bastante o auto-estima dos pacientes.

Os animais são de extrema importância para as novas conqusitas médicas, além de pessoas anôminas, que voluntariamente participam de pesquisas sobre curas de doenças, e fabricação de novos medicamentos.

Mas, a evolução da medicina seria praticamente inviável se não houvesse a colaboração das máquinas, antigamente eram utilizadas além das consultas humas, somente máquinas bastante rústicas, e hoje em dia, pode-se ver a tecnologia aperfeiçoada na terceira revolução industrial, até mesmo nos consultórios médicos que frenquentamos.

Então, a partir dessas colaborações da terceira revolução industrial para com a medicina, espera-se que aumente a expectativa de vida no mundo, e também que diminua a mortalidade infantil, devido a prevenção e aos estudos da medicina.


Danilo Morais – n° 10- turma F
Débora Oliveira- n°11-turma F

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto é muito interessante pois mostra que a medicina evoluiu muito após a terçeira revolução industrial, e que as pessoas agora tem uma chance maior de viver com saúde. També observamos que com as pesquisas de células tronco é uma nova chance de tratar doenças até então incuráveis.

André Olivieri e Caio

Anônimo disse...

Nós achamos este texto informativo muito interessante. Parabéns pela criatividade e pela falta de erros ortográficos. Outro ponto que gostaria de ressaltar foram os beneficios que vocês citaram no texto sobre a medicina.